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Introdução  

A Sucré é uma marca brasileira de snacks doces e salgados que está presente em mais de 300 pontos de vendas distribuídos em diversos estados do Brasil há 15 anos. Quem comanda o desenvolvimento dos produtos é a Chef Lia Quinderé, formada na escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu e na escola de cake design Wilton School, em Chicago, nos Estados Unidos. Em Fortaleza (CE), Lia cria receitas evidenciando o domínio das técnicas da escola francesa aliada a um olhar para o ingrediente regional. Mini coxinhas, pasteis, farofa e biscoitinhos de brownie são alguns dos itens do cardápio da marca cearense.  

Desafio 

A empresa começou o processo de exportação em 2022, por meio Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) e, em seguida, decidiu participar do Encontro Internacional de Negócios Virtual – Alimentos e Bebidas, promovido pelo Indústria Global, para entender como funcionam as rodadas de negócios e conhecer os verdadeiros desafios no processo de internacionalização.  

Um dos desafios da marca era a apresentação dos produtos, que contém ingredientes característicos do Brasil – como mandioca, banana, castanha de caju, entre outros – para quem não têm ou teve contato com a culinária do país antes.  

Resultados 

A empresa acelerou processos e aprendeu, por exemplo, como formatar uma tabela de preços para exportação, com as taxas de câmbio. Além disso, a representante da marca começou os trâmites das documentações para que a empresa esteja pronta para exportar, quando chegar a hora.  

Lia confirma que com isso, quando chegar o momento, se sentirá mais preparada para internacionalizar e pretende participar de outras iniciativas do Indústria Global.  

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